Arte e Restaurações
Criações em Belas Artes e restauração de acervos e coleçôes
Serviços e Produtos
Avaliação, organização e higienização de bibliotecas
O ateliê DN também presta os serviços de avaliação, organização e higienização de acervos bibliográficos de grande porte. Avaliamos se dentro do acervo verifica-se a existência de exemplares raros ou com particularidades especiais. Organizamos e estruturamos como deve ser a manutenção da guarda dos exemplares preservados na biblioteca. Higienizamos acervos de livros e demais documentos em papel, através de métodos inteiramente seguros e naturais que não comprometem a estrutura física dos itens tratados, informando aos respectivos donos, qual a melhor maneira de garantir que tais acervos não venham a sofrer novos ataques de agentes biológicos agressores e também não se deteriorem com a variação de luz, temperatura e umidade.
Antiquariato
Além das criações artísticas próprias assinadas com a marca do ateliê DN, nós também comercializamos dentro de nossas instalações um seleto acervo de objetos, artefatos, publicações e acessórios raros destinado ao mercado de coleções como: quadros e esculturas de artistas renomados, fotografias e postais de época, revistas especiais, diários de viagens, instrumentos musicais, caixas, potes e embalagens antigas, utensílios de trabalho e ferramentas manuais, mapas e gravuras, cartas manuscritas, desenhos e demais suportes com histórico de guarda e preservação.
Madeira nobre & Prata: acessórios de estilo clássico
Criamos uma linha de produtos feitos em madeira nobre e prata. Como somos adeptos do conceito de exemplares únicos para nossas produções artísticas, aqui, como a concepção dos trabalhos se distância um pouco desse conceito, mas, levando em consideração a garantia de nossos clientes formarem um acervo com certa exclusividade, elaboramos a produção de cada trabalho em pequena tiragem de exemplares.
Nesse ofício, unimos a joalheria com a alta marcenaria. Toda a construção e todo o acabamento são feitos com o máximo empenho do artesanato manual. Os trabalhos só são postos à venda ou à exposição, quando a harmonia de todo o conjunto é reconhecido como "clássico de vez'', sendo o produto final comparado aos acessórios mais finos, tradicionais e cobiçados que conhecemos.
O objetivo em produzir com o labor da joalheria e da alta marcenaria, é oferecer aos nossos clientes algo que com passar do tempo seja cada vez mais estimado devido à beleza, qualidade e exclusividade do bem adquirido.
O acervo de livros vendidos no ateliê
Dispomos de um excelente acervo de livros impressos no Brasil e na Europa. São exemplares de edições raras, antigas, limitadas, fora do comércio, de luxo ou com alguma particularidade extrínseca à editoração, como autógrafo ou anotações dos autores ou de algum possuidor renomado. É um acervo que vem sendo constituído pensando nos amantes dos bons exemplares, que só podemos achar através do garimpo feito em sebos tradicionais.
Todos os exemplares vendidos no ateliê possuem alguma singularidade colecionável. podemos citar como preciosidades merecedoras de destaque exemplares como: Thesouro de Adultas ou Diálogos entre Huma Sábia Mestra com suas Discípulas, tradução direta do original francês por Joaquim Ignácio de Frias, publicado em quatro volumes no ano de 1818, em Lisboa, na Officina de J. F. M de Campos. Temos também um exemplar do extremamente raro e curioso: Letreiros Célebres que se Vem Escritos nas Portas de Várias Lojas desta Capital, publicado em 241 páginas no ano de 1806, por Antônio Maria do Couto, na Officina de Simão Thadeo Ferreira. A livraria conta também com um exemplar em perfeito estado de conservação do Tratado da Tirania de Alfieri, edição vertida do italiano para o português, em 1834, na Impressão de João Nunes Esteves. Não menos oportuno, é mencionar que possuímos um exemplar do Resumo Histórico da Vida e Pontificado de Pio VI, traduzido do francês por Francisco Xavier Gomes de Sepulveda, impresso em Lisboa no ano de 1815, na Impressão de J. F. M. de Campos.
Poderíamos estender em muito a descrição dos exemplares que temos, mas por hora basta, uma vez o nobre colecionador já se deu por convencido de que se trata de um acervo de peso.
Particularidade interessante sobre os exemplares vendidos no ateliê, é que muitos deles pertenceram a colecionadores reconhecidos que colocavam o ex-libris em uma das capas afim de formalizar a posse em grande estilo.
Outro aspecto notório de grande parte dos exemplares, é a marca de comercialização de famosos estabelecimentos livreiros que funcionavam no Brasil, identificados através de estampas gráficas ou de carimbos personalizados. Tudo isso contribui para que os exemplares antigos seduzam ainda mais.